a minha casa em obras

não sou de expor a minha vida, mas decidi partilhar esta experiência. o último inverno deixou marcas físicas na minha casa. começou a chover dentro do último andar - dentro do sótão - e o tecto começou a sofrer com isso - começaram a surgir rachas na tinta. não sei se foi por ter sido um inverno mais violento ou se o tempo (a minha casa já tem 20 anos) será o verdadeiro culpado.


seja como for, a situação obrigou ao uso de baldes e alguidares para conter a água que se entranhava pelo tecto. após uma inspecção, num dia de sol, foi retirada imensa palha de entre as telhas. aparentemente, nunca se havia limpo o telhado. contudo, nos dias de chuva que se seguiram, o problema continuava por resolver e a água a acumular nos recipientes.


decidiu-se remendar o telhado, apelando a ajuda profissional. fez-se uma limpeza a fundo e trocaram-se as telhas estragadas por novas. aproveitou-se a maré de mudança e os andaimes já montados para dar um novo brilho à casa. com o telhado arranjado, as paredes brancas - nunca antes pintadas - sofreram uma mudança de visual.


não por escolha minha, certamente, a cor escolhida foi o amarelo e, para contrastar nos detalhes, o castanho. no final, até nem ficou feia. ainda se remodelaram os canteiros da entrada. a título de curiosidade, procurei a minha casa através do google street view e, uma vez que a minha casa foi fotografada em 2009, posso comparar o antes e o depois.


durante o tempo em que a casa esteve em obras, tive um momento de aborrecimento e saí para fotografar o processo de remodelação. estas são as fotografias resultantes e esqueci-me de capturar uma imagem do todo - razão porque tive de recorrer ao google street view.


não há muito mais a dizer sobre este assunto. capturei a bicicleta de um dos trabalhadores, uma garrafa de cerveja pousada no parapeito da janela do meu quarto, um carrinho de mão abandonado em pleno trabalho, os andaimes em torno da casa e uma camisola esquecida sobre a pernada da pereira.


não me custou ajustar a esta mudança, uma vez que passo muito pouco tempo no exterior da minha casa. teria preferido dar um jeito ao seu interior, onde estou grande parte do tempo e o aspecto do espaço verdadeiramente contribui para o meu bem-estar. no entanto, essa é uma decisão que não me coube a mim e, quem sabe, dará lugar a um novo artigo.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Enviar um comentário

nas bocas do mundo

Com tecnologia do Blogger.