uma volta pela rua de santa catarina, porto

deixei a minha canonet s numa loja, situada próxima do mercado do bolhão, para darem uma afinação e limpeza gerais. quando a fui buscar, não aguentei e gastei um rolo inteiro pela rua de santa catarina e no caminho de regresso a casa.

para quem não conhece, a rua de santa catarina é uma das mais movimentadas da cidade do porto. é um pouco como um centro comercial ao ar livre, com tantas lojas a povoar as suas margens. como se não bastasse, para os dias mais chuvosos, alberga ainda o centro comercial via catarina shopping.


é um ponto de paragem obrigatório para qualquer turista, nacional ou internacional. nesta rua situa-se o afamado café majestic, considerado múltiplas vezes como um dos mais bonitos em todo o mundo. não só preza por manter a tradição, como também marca pela extravagância do serviço. a arquitectura é um verdadeiro regalo para os olhos.


como em qualquer grande cidade, a rua de santa catarina é diariamente decorada por artistas de rua: malabaristas, homens-estátua, pregadores, músicos e muitos outros que tal. recentemente, passei por um senhor de fato que empregava um violino e tocava uma melodia familiar de Yann Tiersen.


ainda se pode encontrar uma panóplia de vendedores ambulantes, com pequenas bancas que contêm desde bijuterias a castanhas assadas na hora. tudo depende da altura do ano e das condições atmosféricas. a rua é diferentes todos os dias e atravessá-la é sempre uma surpresa.


espalhadas por toda a cidade, estão pequenas capelas envoltas em azulejos com gravuras de um azul distinto. a rua de santa catarina não é excepção, até porque deve o seu nome à capela das almas.


mais característico da própria cidade, são os edifícios abandonados que surgem em cada esquina. eventualmente, tornam-se paredes imperceptíveis aos transeuntes regulares. isso explica porque, apenas desta vez, consegui reparar numa certa porta vermelha, com um ar recém pintado, embebida num prédio degradado.


pouco mais há a acrescentar a esta pequena descrição. Camilo Castelo Branco e Guerra Junqueiro viveram nesta rua, situada na baixa do porto, durante parte das suas vidas. tanto o mercado do bolhão, como a avenida dos aliados ou a praça da batalha situam-se apenas a um salto daqui. esta pequena reportagem correu bem e talvez hajam outras no futuro.

quarta-feira, 20 de março de 2013

2 responses to uma volta pela rua de santa catarina, porto

Enviar um comentário

nas bocas do mundo

Com tecnologia do Blogger.