o temporizador

um dos elementos que incorpora praticamente qualquer câmara fotográfica produzida no último meio século é o temporizador, sendo o atraso de 10 segundos o mais comum. pode dizer-se que, uma das maneiras de contornar as vibrações introduzidas pelo próprio fotógrafo ao activar o obturador é usar o temporizador.

a verdade é que o temporizador é simplesmente o fotógrafo do fotógrafo e permite-lhe aparecer na imagem capturada. imagina-se a cena, enquadra-se bem e planeia-se o tempo necessário para fazer a pose. depois, activa-se o temporizador e a magia acontece.


olha-se em volta, para certificar que não há gente atenta às nossas cómicas danças de vai e vem em torno da câmara, corre-se para o lugar imaginado e espera-se ouvir o inconfundível disparo do obturador. há outros truques, como o comando remoto por cabo ou infravermelhos. no entanto, o temporizador já faz parte intrínseca da câmara.


para o fotógrafo mais solitário, o temporizador é um amigo. é partir para uma aventura, carregando nada mais do que uma caixa de luz e, a certa altura, desejar documentar as experiências. é poder dizer "eu estive ali", mas não é tudo. o fotógrafo é o seu melhor modelo, não cobra nada e faz exactamente o que lhe vai na mente. se correr mal, não se irrita e repete uma vez mais.

domingo, 24 de março de 2013

Enviar um comentário

nas bocas do mundo

Com tecnologia do Blogger.